quinta-feira, 22 de março de 2018

Causas da Lesão Celular

As células podem sofrer lesão decorrente de estímulos de diversas naturezas que vão desde impactos mecânicos de uma agressão física a anormalidades internas como em casos de desordens genéticas com disfunção de enzimas essencialmente importantes no metabolismo. A maior parte dos estímulos indutores de lesão são caracterizados a seguir:
  • Privação de Oxigênio. A hipoxia, diminuição do suprimento de oxigênio para a célula é uma causa bem comum e importante de lesão celular pro reduzir a fosforilação oxidativa. Pode ser resultante da redução do fluxo sanguíneo (isquemia), como na oclusão de uma vaso;,oxigenação inadequada, devido à insuficiência cardiorrespiratória, e da redução do transporte de oxigênio no sangue, como na anemia, hemorragia ou na intoxicação por monóxido de carbono. 
  • Agentes Físicos. Lesão mecânicas decorrentes de traumatismos, extremos de temperatura e alterações repentinas na pressão atmosférica, radiação e choque elétricos são exemplos mais comuns desses agentes.
  • Agentes Químicos e Drogas. Um grande número de substancias químicas podem causar lesão as células, sejam elas substancias simples essenciais ao metabolismo que quando em concentrações fora das concentrações normais podem causar perturbações as células, poluentes do ar e ambientes, bem como drogas sociais como o álcool e terapêuticas.
  • Agentes Infecciosos. Diversos agentes infecciosos são responsáveis por lesão celular por diversos mecanismos, eles podem ser desde vírus a parasitos superiores.
  • Reações Imunológicas. Apesar de ter função imprescindível na defesa do organismo o sistema imune pode produzir lesão celular ao próprio organismo seja por meio de uma tentativa de defesa contra agentes externos como micro-organismos infecciosos ou mesmo pelo desencadeamento de respostas autoimunes.
  • Defeitos genéticos. Desordens genéticas causam lesão celular em consequência da deficiência de proteínas importantes ao metabolismo, como enzimas responsáveis por reparar o DNA ou mesmo proteínas anormalmente dobradas que quando acumuladas desencadeiam mecanismos apoptóticos.
  • Desequilíbrio Nutricionais. São a principal causa de lesão celular, seja por deficiências proteico-calóricas como por excesso de que desencadeiam uma série de condições, como as aterosclerose.
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

ROBBINS, S. L.; KUMAR, V. (ed.); ABBAS, A.K. (ed.); FAUSTO, N. (ed.) Patologia: Bases Patológicas das Doenças. 8ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.