Biomédico, cientista e pesquisador. Blog destinado ao compartilhamento da ciência de forma dinâmina e com seriedade.
domingo, 27 de janeiro de 2019
sábado, 26 de janeiro de 2019
Lesão de Isquemia-Reperfusão
A isquemia é uma importante causa de lesão celular e tecidual bem comum na pratica clínica, sendo reponsável por desencadear variadas alterações bioquímicas no ambiente celular. Quando o suprimento de oxigênio é reduzido nas células, a geração de ATP é prejudicada devido a perca da fosforilação oxidativa. A depleção de ATP resulta em falha em diversos processos celulares importantes, como a bomba de prótons (Na/K - ATPase), que resulta em perda de potássio, influxo de sódio e água e tumefação celular. Também ocorre influxo de cálcio com todos os seus efeitos deletérios. Na tentativa de manutenção das atividades celulares, há aumento na uma taxa de glicólise anaeróbica, através do metabolismo da glicose derivada do glicogênio, resultando em acidez decorrente do acúmulo de lactato com ativação de algumas proteases, ocorre também redução da síntese proteica. Se a isquemia persistir as células são lesadas de modo irreversível sofrem necrose.
Quando o fluxo sanguíneo é restabelecido em um tecido isquêmico, onde as células foram lesadas de modo reversível, os danos podem ser reparados e as células tem a sua homeostase restaurada. Porém, em algumas circustâncias, a reversão da isquemia pode resultar em aumento dos efeitos deletérios: necrose progressiva de células, além daquelas irreversivelmente lesadas, esse processo é definido como lesão de isquemia-reperfusão.
Os mecanismos envolvidos na lesão de isquemia-reperfusão estão associados a produção de espécies reativas de oxigênio e nitrogenio por células endoteliais, parênquima do tecido e leucócitos infiltrantes, influxo de cálcio com ativação de enzimas, bem como reação inflamtória adicional associada ao sistema complemtento e citocinas.
- Formação de espécies reativas de oxigênio ocorre devido a redução incopleta do oxigênio em mitocôndrias lesadas, ação de oxidases derivadas de células endoteliais, leucócitos ou parênquima tecidual. Os componentes antioxidantes podem estarexauridos devido ao acúmulo de radicais livres.
- Após a reperfusão há um maciço influxo de cálcio para dentro da célula, provavelmente por alteração da permeabilidade de membrana. O cálcio atua como segundo mensageiro ativando uma série de enzimas - proteases, endonucleases e fosfolipases - ampliando a cadeia de danos.
- Citocinas pró-inflamatórias e moléculas de adesão são produzidas pelas células parênquimatosas e endoteliais hipóxicas, neutrófilos são recrutatos para o tecido reperfundido e ligam-se as células endoteliais intensificando a destruição destas células e do tecido através de vários mecanismos citotóxicos.
- Por razões ainda não muito bem estabelecidas anticorpos da classe IgM tendem a se fixar em tecidos isquemicos e quando o fluxo sanguíneo é reiniciado, as proteínas do complemento ligam-se aos anticorpos depositados, são ativadas e acentuam a inflamação e a lesão celular
Tendo em vista os riscos inerentes a reperfusão tecidual em viturde da possibilidade de exarcebação dos danos é imprecindível o conhecimento a cerca do tema e de terapias que possam minimizar a cadeia de danos além de estrita avaliação de cada caso na prática clínica para mensurar os benefícios ou não da reperfusão tecidual, sobretudo, em casos de infarto agudo do miocárdio (IAM) ou acidente vascular encefálico (AVE).
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
ROBBINS, S. L.; KUMAR, V. (ed.); ABBAS, A.K. (ed.); FAUSTO, N. (ed.) Patologia: Bases Patológicas das Doenças. 8ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
Evora R.P.B; Pearson P.J.; Seccombe J.F. & Schaff H.V. 1996. Atualização: Lesão de isquemia e
reperfusão. Aspectos fisiopatológicos e a importância da função endotelial. Arqs Bras.
Cardiol. 4(66):239-245.
Assinar:
Postagens (Atom)
-
A lesão celular induzida por radicais livres , sobretudo, as espécies reativas de oxigênio, é uma importante mecanismo de dano celular em ...
-
A isquemia é uma importante causa de lesão celular e tecidual bem comum na pratica clínica, sendo reponsável por desencadear variadas alter...